Crítica: Memórias de Uma Gueixa

sábado, 16 de abril de 2011

Há quem pense que uma gueixa é como uma prostituta no Japão. Bem, não é uma verdade, mas nem tudo é fácil como parece. Se você gosta da cultura japonesa ou quer saber mais sobre ela na intimidade da vida de uma mulher, aproveite para enriquecer seus conhecimentos com o livro Memórias de Uma Gueixa de Arthur Golden. Não vi o filme, mas posso afirmar que o livro não é toda essa sem-vergonhisse que dizem ser. 
Memórias de Uma Gueixa conta a história de uma menina de 9 anos, Sakamoto Chyo, que vive com os pais e a irmã Satsu na pequenina cidadezinha de Yoroido - uma espécie de vale de pescadores. Quando o Sr. Tanaka encontra Chyo, a bela garota de olhos azuis-acinzentados, e descobre que sua mãe está para morrer e o pai já é muito idoso, encontra um novo destino para as irmãs Sakamoto.
Em toda a sua ingênuidade e inocência, a criança não saberia, mas estava sendo vendida ao okiya Nitta, em Gion, do lado oposto de Yoroido, para se tornar uma aprendiz de gueixa. Quando lá se encontra, Chyo conhece outa menina, Abóbora - que estava ali pelo mesmo motivo que ela - e também sofre nas mãos cruéis da única gueixa daquele okiya, Hatsumomo.
Com milhares de armações de Hatsumomo - o diabo em disfarce de beleza - a garotinha contrai enormes dívidas que não fez, tenta fugir e ainda é pega no flagra. Aos 12 anos é tratada como criada e chora na beirada do rio diante do seu destino infeliz. Ali, tudo irá mudar para Chyo quando ela encontra pela primeira vez o Presidente. A partir deste instante, uma das maiores gueixas de todo o Japão - e inimiga mortal de Hatsumomo - Mameha torna-se "irmã mais velha" (aquela gueixa mais experiente que vai ensinar uma iniciante) de Chyo. Quando finalmente a pequenina se torna aprendiz de gueixa e começa a ter aulas de dança, canto e shamisen, ela adota o seu novo nome, Sayuri
Sayuri tem os melhores ensinamentos e os mais supreendentes resultados, fazendo com que homens poderosos disputem em uma especie de leilão o seu misuage (virgindade), logo após sendo então coroada como uma verdadeira gueixa. A história se passa entre 1929 até o fim da Segunda Guerra Mundial, contando assim a díficil vida de ser uma gueixa misturada aos acontecimentos políticos e sociais. Você ficará surpreendido com o que lê, inconformado com várias situações: do Barão, do misuage, da Guerra, o final lamentável de Hatsumomo e Abóbora, a traição de Sayuri a Nobu e o fim surpreendende de seu grande amor pelo Presidente
Memórias de Uma Gueixa é um romance cercado de acontecimentos reais e ilegais, um aprendizado da cultura japonesa, de uma menina se transformando em mulher, do que é ser realmente uma gueixa e dos sacríficios que são necessários. Você vai aprender o significado dos elementos e das palavras orientais, vai entender os costumes e a importância de determinadas coisas, vai até descobrir a sensualidade japonesa e despertar em você o charme e a elegância de uma verdadeira gueixa.

0 comentários:

Postar um comentário